Brasil voltará a cobrar visto para turistas de 4 países
- Blog do Yan Ney
- 10 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de mai. de 2023
Governo Federal determinou o fim da isenção para cidadãos dos EUA, Canadá, Austrália e Japão.

O Governo Lula decidiu voltar a cobrar visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão que desejam vir ao Brasil. O Ministério das Relações Exteriores já pediu que as embaixadas dos países envolvidos comuniquem a medida para seus governos.
A decisão foi tomada na última quarta-feira (8) com base no “princípio da reciprocidade”, adotado historicamente pelo Itamaraty. Ou seja, o governo concede essas isenções caso o outro faça a mesma coisa.
Em 2019, o governo Bolsonaro atendeu uma demanda do turismo e decretou a desobrigação de vistos para turistas desses quatro países entrarem no Brasil. Essa foi uma decisão unilateral, pois os governos continuaram exigindo documentação para brasileiros entrarem em seus territórios.
Segundo fontes do governo Lula, não houve aumento significativo de turistas no Brasil desde que esse benefício foi decretado. No entanto, o g1 mostrou que a entrada de americanos no país aumentou 12% em 2019. Como a pandemia começou meses depois, turistas frearam o fluxo de viagens e os números caíram.
Para Vitor Pieri, mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Bolonha e bacharel em lazer e turismo pela USP, existe um benefício na isenção do visto, porque ela atrai o turista ao Brasil. Por outro lado, ele acrescenta que o “princípio da reciprocidade” é uma medida que recompensa o sacrifício que o brasileiro passa quando quer um visto para ir aos EUA, por exemplo.
“A gente para ir aos EUA é o maior sacrifício, então é justo no sentido diplomático. No turismo a gente tem que pensar na região de origem. Eles vêm para cá e deixam dinheiro aqui. Você não exigir visto é uma coisa que tende a favorecer o fluxo de turistas internacionais.”
O especialista sugere medidas compensatórias para criar uma estrutura que fortaleça a imagem do Brasil como um destino turístico interessante.
“Tem que haver medidas compensatórias. A Embratur vai ter que abrir mais alguns escritórios em determinados países para promover o Brasil. De repente é uma saída os estados também estarem presentes com ações de marketing para atrair turistas. Tem que se pensar em conjunto para continuar ampliando a imagem do Brasil como um destino interessante.” acrescenta.
Como o Itamaraty já iniciou o processo para retomar a exigência de visto, a medida deve entrar em vigor em algumas semanas.
Setores do turismo descontentes
Durante um evento para promover o projeto da Embratur para profissionais de turismo em São Paulo, o presidente do órgão, Marcelo Freixo, disse ser contrário à retomada da exigência de visto para esses países.
“Se voltarmos a cobrar visto desses países, seria um retrocesso. Dentro do governo, o que eu puder fazer para que isso não aconteça, eu farei.”
Em entrevista ao “Valor Econômico”, o presidente da concessionária RioGaleão afirmou que também é contrário à medida, pois ela pode tornar o Brasil um destino menos atrativo para os turistas devido à burocracia e ao custo.


Comentários